João Carlos Machado de Sousa, diretor do Centro de Formação de Basto, reeleito para um 4º mandato de Representante dos Centros de Formação de Associação de Escolas da região norte

Depois de ser reconduzido nas funções de Diretor do Centro de Formação de Basto, o Doutor João Carlos Machado Sousa foi eleito, para cumprir um 4ºmandato de Representante Regional dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) da Região Norte, no passado dia 24 de novembro, em reunião ocorrida no auditório da Delegação Regional Norte da DGEsTE e em que participaram 29 dos 32 Diretores dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE).

A votação foi marcada pela entusiástica manifestação de apoio à continuidade do Dr. João Carlos Sousa por parte dos Diretores dos CFAE Norte, revelou-se expressiva, com 27 votos a favor e apenas 2 votos em branco. Este resultado não só reafirma o reconhecimento do trabalho exemplar desenvolvido ao longo dos mandatos anteriores por parte dos pares como também destaca a confiança depositada nele para os liderar novamente.

O cargo de Representante Regional dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), cuja existência legal foi consagrada em 2015, cumpre um conjunto de competências indispensáveis à coordenação e articulação das políticas públicas de educação, constituindo uma interface privilegiada e crucial nas diferentes escalas do sistema educativo (central, regional e local) no que toca ao vetor estratégico da formação e qualificação dos recursos humanos da educação, em particular os professores.

Recorde-se que, na Região Norte, os 32 CFAE existentes promovem formação contínua para mais de 50.000 professores, constituindo mais de um terço dos professores em exercício de funções no Continente. Além disso, estas estruturas locais de formação representam, também, um indispensável recurso para as escolas não agrupadas e agrupamentos desenvolveram os seus projetos educativos.

Neste aspeto, o Centro de Formação de Basto é hoje um referencial de boas práticas e um exemplo de um trabalho feito em prol das comunidades educativas e do serviço educativo prestado aos alunos. Entre outras iniciativas, o Centro de Formação de Basto dinamiza os Encontros de Basto, a Rede de Bibliotecas Norte (RBN) e a Associação de Desporto Escolar (ADE) de Basto e Barroso.

O Doutor João Carlos Machado Sousa é licenciado em História e Ciências Sociais, possui o curso de Especialização em Administração Escolar, é Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. Em 2007, concluiu o Doutoramento da área do Desenvolvimento Curricular e em 2020 concluiu um Pós-Doutoramento na especialidade de Políticas Educativas. Além do interesse especial pela formação de professores, tem colaborado com diversas instituições de ensino superior e é autor de várias publicações e comunicações.

Com este vasto currículo académico e muita experiência acumulada na liderança do CF Basto, instituição que, como sabemos, se tem destacado como uma referência na organização de eventos, na área da formação de profissionais de educação e desempenhando um papel fulcral na articulação entre os diversos níveis do sistema educativo, felicitamos o agora, formalmente, eleito Representante dos CFAE norte, desejando-lhe o maior sucesso no exercício de tão importantes funções.