Unidos pela erradicação da pobreza

Personalidades representativas de vários setores da sociedade reuniram-se em Mondim de Basto unidas no propósito da erradicação da pobreza.

 

 

 

O CFAE de Basto, na pessoa do seu diretor, Professor Doutor João Carlos Sousa, congregou em Mondim de Basto elementos do Fórum Cidadania: Pela Erradicação da Pobreza de Vila Real, membro da EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza), membros da academia e representantes do poder local para discutir, juntamente com os professores, o papel da educação no desígnio da erradicação da pobreza.

O Professor Doutor Joaquim Escola, Diretor do Departamento de Educação e Psicologia da UTAD, participou no evento por videoconferência e traçou algumas linhas teóricas orientadoras sobre a relação entre educação e pobreza.

A professora Isabel Coutinho, Diretora do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, apresentou um retrato bastante elucidativo da realidade do Concelho nas últimas décadas.

O Professor Doutor Rui Trindade, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto e presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), discorreu sobre a relação entre a escola e a pobreza, defendendo a tese de que, embora de forma não linear e sem nexo necessariamente causal, esta pode ser também combatida por aquela, uma vez que pode funcionar como elevador social e, transmitindo conteúdo culturalmente validado, deixa os indivíduos mais bem preparados para ultrapassar as adversidades. Mais insistiu, durante a sua intervenção, na necessidade de (re)inventar a educação, adequando-a às circunstâncias e necessidades da sociedade atual.

A responsável pelo pelouro da ação social do Município de Mondim de Basto, Dr.a Carla Silva, destacou o trabalho de proximidade que se tem feito junto das populações e em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, advogando o esforço no sentido de uma atuação de teor cada vez menos assistencialista e, cada vez mais, de capacitação das pessoas.

O Professor Doutor João Carlos Silva encerrou o painel fazendo uma súmula das intervenções dos participantes e realçando que é do trabalho de partilha e do contributo de todos que podem resultar melhorias significativas e um futuro mais risonho para todos, que entendemos ser o principal móbil de quem trabalha em educação.