21 de Julho, 2023

Discurso de Encerramento da XXV Edição dos Encontros de Basto e Barroso

Ex mos Senhores

 

Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto

Presidente da Câmara Municipal de Celorico

Vereadora da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto

Vereador da Câmara Municipal de Montalegre

Presidente do PO CH

Vice Presidente do CCPFC

Diretores Gerais da DGAE, DGE, DGEsTe e DGEEC

Colegas Diretores de EnA/AE

Demais entidades aqui presentes

Caros colegas

Minhas Senhoras e Meus Senhores

 

Vamos começar pelos mais velhos, tal como nos ensinaram, assim, em  1º. A Escola de Mondim de Basto,

 

Escola onde trabalhei, entre 1984/1985 – 1988/1989.

Escola onde fui muito feliz. Era o inicio da carreira. Encontrei amigos extraordinários que marcaram a e para a vida. Não, não vou nomeá-los, mas ficou um forte registo: as aprendizagens foram gigantes, continuam presentes nestes 40 anos de carreira, formam e enformam o nosso quotidiano profissional e pessoal. De facto, as cumplicidades foram, são, e continuam imensas e, todos que me conhecem sabem que não sou lamechas, mas factos são factos e neste dia festivo e comemorativo, que me desculpem todos os meus cúmplices, mas tenho que abrir uma exceção e nomear o meu grande e eterno amigo, Professor Francisco Machado, o meu farol. Temos que o convocar, ele está e estará sempre presente nos nossos corações e, hoje, muito especialmente nas comemorações do cinquentenário da EBS de Mondim e no 30º aniversário do CF Basto.

Um forte aplauso ao grande homem, ao inovador no Sistema educativo, um grande promotor do trabalho colaborativo nesta escola e um exemplo de amizade e alegria. Bem hajas, onde quer que estejas, grande Xico.

 

2º. 30º Aniversário dos CFAE, o CF Basto,

Antes da sua criação não estava instalada, entre os profissionais da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário, uma cultura sistemática e instituída de desenvolvimento profissional. Escasseava até aí, uma oferta de formação contínua, excetuando algumas iniciativas da tutela, tipo encontros e conferências esporádicas, frequentados pelos mais interessados.

Os CFAE foram criados na sequência das alterações que houve à Lei de Bases… Partindo da lei de bases de 1986 houve um trabalho da comissão da reforma e de outras entidades até 88. Em 89 entra um governo novo com o engenheiro Roberto Carneiro e é aí que se começa a avançar nesta área e um das alterações que estava prevista e que era inevitável foi no domínio da formação contínua de professores.

Após negociações com os sindicatos, emergem os CFAE, em 1993, fruto também de entendimentos das escolas associadas, formados pelas escolas em associação, com a finalidade de servir formação contínua.

A formação contínua devia ser uma lógica de autonomia das escolas e dos professores, uma responsabilidade profissional acrescida, fulcral para questões como o próprio alargamento da escolaridade, massificação, heterogeneidade. Também havia fundos comunitários, convenhamos…

Foi neste quadro, traçado de forma muito sucinta que emergiu, a 07 de janeiro de 1993 o CF Basto.

 

30 Anos depois de milhares reuniões, milhares de ações de formação e n iniciativas formativas e eis-nos a concluir a 25ª Edição dos Encontros de Basto e Barroso, evento que se tem realizado, anualmente e de forma itinerante em cada um dos cinco concelhos, envolvendo toda a comunidade educativa: pais /encarregados de educação, alunos, não docentes e professores.

 

25 Edições que vem acontecendo desde 1997, envolvendo milhares de alunos, docentes, assistentes operacionais e administrativos, pais e encarregados de educação. Foram centenas as comunicações e partilhas ao longo destes 25 anos.

Não esperamos a novidade, forjamo-la, geramos, promovemos e partilhamos inovação.

 

Depois da traidora pandemia que nos assolou, conseguimos em 2022/2023, realizar 5 seminários, a saber:

 

Sessão 01 – 30 novembro de 2022 – Auditório da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto Tema: Municípios, Ensino e Educação – Avaliação Externa: desafios e potencialidades da desmaterialização; Desmaterialização dos manuais: relatos e experiências

 

Sessão 02 – 19 janeiro 2023 – Auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, MontalegreTema: O Mundo do Trabalho: enquadramento e evolução; A Promoção/sensibilização para a segurança e saúde no trabalho em meio escolar:Campanhas da Agência Europeia, Referencial Educação para o Mundo do Trabalho, projeto Mind Safety – Safety Matters, projeto OSHVET

 

Sessão 03 – 10 maio 2023 – Museu da Escola – Ribeira de Pena,

Perspetivas da descentralização no âmbito da educação

Correia Pinto – Vereador Educação da Câmara de Matosinhos

Uma experiencia de municipalização da educação

Adelina Pinto – Vice-presidente da Câmara de Guimarães

 

Escola, Município e a construção das dinâmicas locais

Fernando Paulo – Vereador Educação da Câmara do Porto

 

A colaboração institucional em contexto de descentralização da educação: contributos

 

Sessão 04 – 06,07 e 08 julho 2023 – Auditório Professor Marcelo Rebelo de Sousa, o 2º Encontro das Ciências de Basto e Barroso

 

No entretanto, tivemos mais uma iniciativa pioneira, o DD – DiGiTal Day, no dia 24 de março, durante um dia envolveu a comunidade escolar da área geográfica do CFBasto. Em rede trabalhamos e partilhamos experiências riquíssimas para a nossa educação, com os alunos e para os alunos.

 

Hoje, esta 5ª sessão versou o Digital, não foi por acaso, recordamos que os CFAE nascem quando os computadores estão a entrar nas escolas. Foram mesmo a porta de acesso mais larga para essa entrada. A partir daí foi a cavalgada alucinante pela rampa exponencial desenhada pela Lei de Moore.

Primeiro foi a domesticação: Nos CFAE os docentes aprenderam a domesticar os computadores.

Dominadas as feras, foi preciso ligá-las umas às outras para criar orquestras. As primeiras redes informáticas nas escolas surgem nos CFAE. É o tempo dos maestros.

Ainda na idade pré-escolar dos CFAE, desponta a Internet e os CFAE passam a ser os portões de ligação entre a escola e o mundo. É o tempo dos navegadores.

A outra revolução que veio com a “net” foi o correio eletrónico e, mais uma vez, quem andou à frente foram CFAE.

Vivemos hoje a terceira vaga: a mobilidade. Os centros de formação têm a geografia no seu ser e nos seus nomes, mas fortalecem ligações entre si mostrando que estão preparados para viver em ambiente quântico onde o normal é a sobreposição em que simultaneamente existimos e não existimos e só colapsamos aos olhos do observador.

Foi neste contexto que surgiu o Plano de Transição Digital, PTD, já neste tempo, o tempo mais próximo de nós, por isso, a temática desta nossa 5ª sessão – o Plano de Educação Digital, com a avaliação do realizado localmente e a nível nacional, não foi apenas obra divina, houve uma intencionalidade estratégica adaptada ao tempo e ao contexto em que vivemos.

 

 

Os CFAE completam este ano 30 anos e, sem réstia de dúvida, têm motivo para receber os parabéns, ouçamos o que nos dizem os dois primeiros Presidentes do Conselho Cientifico Pedagógico da Formação Contínua:

 (…) Dar-vos os parabéns e a nós todos por estarmos aqui a celebrar os 30 anos dos centros de formação contínua e mesmo da própria formação contínua institucionalizada, que é bastante importante. (Professor João Formosinho)

O que me impressionou mais de positivo nestes 14 anos que estive ligado ao sistema, foi como os centros de formação conseguiram um trabalho extraordinário, serem a tipologia de entidade formadora predominante, mas com um predomínio muito superior, na altura cerca de três quartos do total das ações de formação que existiam mais de 80 por cento das ações centradas em contexto e tudo isto com uma estrutura muito frágil. Um outro aspeto foi a colaboração que sempre deram ao conselho que tentou sempre construir instrumentos, construir orientações de uma forma partilhada, testada, para os encontros regionais que se faziam, a grupos de trabalho que tivemos… documentos que produzimos… Quem esteve sempre connosco em todo esse trabalho foram os centros de formação da associação de escolas, seguramente que estão de parabéns. (Professor Sérgio Machado dos Santos)

E agora temos futuro, temos o futuro ….

Em suma, discretamente, os CFAE existem, intervêm, planificam, realizam, inovam, cumprem e superam. No limite dos seus escassos recursos, correspondem, sistematicamente, a todos os desafios que lhes são colocados e existe uma explicação simples para tanto – é que, afinal, os CFAE são a expressão de todo o potencial formativo de profissionais de educação que as escolas amplificam a cada dia que passa!

 

Continuamos conscientes da necessidade de intervenção individual e coletiva em prol da aproximação e cooperação neste complexo e emergente universo do conhecimento, através de uma atitude proativa e descomplexada em relação ao passado e, com certeza, mais profícuo no futuro próximo.

 

Para terminar, os nossos agradecimentos a todos os outros que, directa ou indirectamente, contribuíram para a realização desta edição na pessoa dos Presidentes de Câmara, este ano, o mais solicitado, e o mais contributivo, o Engª Bruno Ferreira, do município de Mondim de Basto. Por último, os agradecimentos à família, ou seja às direções dos Agrupamentos de Basto e Barroso e, um agradecimento muito especial, para a escola anfitriã, a Escola Básica e Secundária de Mondim de Basto, à sua Diretora, a nossa BELLE, e restantes elementos da Direção, aos seus docentes e não docentes, um grande obrigado. Para todos vós que ajudaste a construir este evento, o nosso muito obrigado e uma sentida salva de palmas.

 

Muito Obrigado.

Bem hajam

 

João Carlos Machado de Sousa

Diretor do Centro de Formação de Basto