Dia Digital / Dia da Democracia

No passado dia 18 de abril, mais de seis mil alunos das escolas e agrupamentos da área de influência do Centro de Formação de Basto e de algumas escolas da lusofonia reuniram-se no espaço virtual para recordar o 25 de abril e partilhar os resultados da investigação que fizeram sobre a vivência da Revolução dos Cravos em cada localidade.

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Centro de Formação de Basto promoveu um Dia Digital, associado desta vez ao Dia da Democracia, procurando promover o uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento de uma cultura de cidadania informada, crítica e democrática. Nos 50 anos do 25 de abril, desafiamos os nossos alunos a estabelecer um diálogo intergeracional com os atores da revolução e com quem a viveu em primeira mão, registando digitalmente os testemunhos para posterior partilha e preservação. Quisermos ainda aproveitar a possibilidade de encurtar distâncias que o digital oferece e alargar o projeto a algumas escolas de países da lusofonia, não apenas para promover o diálogo com outras latitudes e culturas, mas também para construirmos uma visão alargada e mais completa sobre a revolução que pôs termo ao Estado Novo e que acelerou o processo de independência desses países. Assim, contámos com a preciosa colaboração da Escola Portuguesa de Cabo Verde, do Colégio Português de Luanda e da Escola Portuguesa de Moçambique, que se juntaram às escolas dos concelhos de Cabeceiras, Celorico, Mondim, Montalegre e Ribeira de Pena para todos, apesar da distância geográfica, concluirmos que “muito mais é o que une, que aquilo que nos separa”.

Tivemos ainda o privilégio da presença do “nosso” capitão de abril, o sr. coronel Rodrigo de Sousa e Castro, natural de Celorico de Basto, que descreveu de forma clara e eloquente o processo revolucionário e a sua participação no mesmo, numa apreciável lição viva de história.

A gravação do evento, distinguido com a participação da Diretora-Geral da Educação, Maria João Horta, e com a presença do Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Miguel Gonçalves, pode ser vista aqui.

Os participantes organizaram uma exposição em realidade virtual, num ambiente tridimensional e imersivo, contendo boa parte dos trabalhos que os alunos realizaram no âmbito deste projeto, que pode ser visitada aqui.